sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Teletrabalho
O trabalho remoto é um movimento forte e vem
ganhando adesão de muitas companhias. Hoje, com a disseminação dos dispositivos
móveis e das aplicações em nuvem, muitos profissionais podem realizar suas
funções em casa, aeroportos, durante uma viagem ou de qualquer outro lugar, sem
depender mais da infraestrutura física de TI de seus escritórios.
Esse modelo vem acompanhado da tendência de
Software Defined Workplace (SDW), ou seja, locais de trabalho virtuais
definidos por software.
O sistema no qual os empregados batem o
ponto ao entrar e sair, têm sido utilizado há décadas no local de trabalho para
ajudar a gestão manter o controle dos trabalhadores. No entanto, nem todas as
empresas utilizam este sistema. As empresas menores não têm a necessidade de
tais sistemas devido ao pequeno número de funcionários que podem ser rastreados
pelo supervisor manualmente. As empresas maiores, no entanto, podem se
beneficiar do sistema, devido ao grande número de funcionários e o complexo
sistema de geração de folha de pagamento. Tais sistemas ou relógios de ponto
são, portanto, ainda usados por muitas empresas hoje em dia.
Com a tecnologia tornando mais fácil
para trabalhadores em alguns setores a trabalhar remotamente, o teletrabalho
está se tornando cada vez mais comum.
Existem vários softwares que facilitam o
trabalhador e a empresa a usar o teletrabalho, por exemplo: Skype, Trillian,
Google+ Hangouts, Focus Time, Time Doctor e o Bizimply.
Vantagens e Desvantagens do Teletrabalho
Mesmo com tantos estudos
desenvolvidos, ainda não se tem um consenso das vantagens e desvantagens do
teletrabalho dentro de uma organização. Há alguns efeitos negativos, como menor
controle exercido pelas organizações, menor criatividade nas atividades executadas
e jornadas de trabalhos que tendem a se prolongar além dos horários
tradicionais. Outro problema encontrado é a perda de identidade e a dificuldade
de uma estabilidade na construção da carreira. Já as vantagens são ligadas
principalmente ao uso de tecnologia que seria o melhor entendimento dos
processos organizacionais, compartilhamento de informações, agilidade na
realização dos trabalhos além de conciliação entre a vida profissional e
pessoal. Outro ponto é a flexibilidade no trabalho que pode influenciar no
desenvolvimento da sociedade, no aumento da produtividade e redução no
desemprego.
Telemedicina
Telemedicina pode ser definida como o conjunto de
tecnologias e aplicações que permitem a realização de ações médicas a
distância. É possível que novas modalidades de ação médica, onde a telemedicina
esteja sendo aplicada, surjam com grande velocidade nos próximos anos. Com a
evolução dos meios de comunicação, é natural que o contato entre o médico e o
paciente possa ser feito a distância. Por isso, ao contrário do que se possa
pensar, todas as aplicações dessa técnica apresentaram respostas positivas,
tanto de médicos quanto de pacientes.
A telemedicina tem como objetivo conectar à longa distância, via
tecnologia de informação e de comunicação, médicos e pacientes para que
cuidados médicos sejam realizados. Nesta área o conceito de sistemas
cooperativos fica bem exposto, pois médicos de localizações geográficas
diferentes colaboram entre si afim através de um intercâmbio de
informações visando melhorar a saúde das pessoas.
A telemedicina
pode ser usada, também, na assistência a pacientes crônicos, idosos e gestantes
de alto risco, assim como na assistência direta ao paciente em sua casa.
Contudo, levando-se em consideração que não são todos que tem esses recursos
disponíveis pode-se dizer que ela, ainda é, um experimento laboratorial através
da Internet. Mesmo que sistemas de comunicação
simples, como uma rede discada, poder ser utilizada nesse ramo ainda há o
problema citado acima.
Em suma, essa não tão nova tecnologia, às vezes
chamada também de telemática, que visa
reduzir o tempo e custos de transporte de pacientes, ajustar o gerenciamento
dos recursos de saúde devido a avaliação e triagem por especialistas, permitir
o acesso rápido a especialistas em casos de desastres e emergências dentre
outras, podem usar desde tecnologias de alto custo, como satélites, à de baixo
custo, como internet discada.
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